O Desafio da Análise com Gustavo Barcellos
Com imensa alegria que o CEPJSC – Centro de Estudos e Pesquisas Junguiano de Santa Catarina, AJB – Associação Junguiana do Brasil e a Unisociesc trouxeram para Florianópolis uma das maiores autoridades em psicologia arquetípica do Brasil.
Gustavo Barcellos é o membro fundador e editor-chefe do Cadernos Junguianos, revista anual do AJB, desde sua criação em 2005. Ele viveu nos EUA durante os anos 1980, onde terminou seu mestrado em Psicologia Clínica na New School for Social Research, e estudou na Fundação CG Jung, ambos em Nova York.
O Seminário de psicologia arquetípica é baseado na Segunda Parte do livro Suicídio e alma, de James Hillman, Editora Vozes, “O Desafio da Análise”.A discussão do seminário foi em torno das questões que fazem parte da prática da psicoterapia analítica e sua importante diferenciação de uma prática médica, num enfoque onde a alma, seus mistérios e suas demandas estão em primeiro plano.
Durante este período, ele conheceu James Hillman, com quem estudou e que mais tarde se tornaria seu mentor e amigo. Depois de voltar ao Brasil, ele traduziu vários livros de Hillman para o português e é responsável pela introdução da psicologia arquetípica aos estudantes brasileiros.
É autor de diversos livros e artigos no Brasil e no exterior no campo da psicologia arquetípica, da imaginação e das artes, incluindo um livro sobre A Psicologia do Arquétipo Irmão, em 2009, e um livro sobre Psique e Imagem, em 2012.
Ele contribuiu para os livros: Ouvindo a América Latina – Explorando Complexos Culturais no Brasil, Chile, Colômbia, México, Uruguai e Venezuela e Psique e a Cidade: Guia da Alma para a Metrópole Moderna, editado por Thomas Singer para Spring Journal Books , ao qual ele contribuiu com o capítulo sobre São Paulo, “Cidade de Arlequim”. O Arquétipo dos Irmãos: A Psicologia de Irmãos e Irmãs e o Sentido da Horizontalidade foi publicado pela Spring Publications em 2016.
Ele esteve envolvido profissionalmente com institutos educacionais e analíticos junguianos. em todo o país, e ministra seminários em psicologia junguiana e arquetípica. Ele tem um consultório particular em São Paulo, Brasil, desde 1985. (2014, 2015, 2016, 2017)
Evento organizado por: Marisa Rodrigues Gomes Klokner e Amélia de Oliveira Junkes